O que é APVL - Alergia a Proteína do Leite de Vaca

Ola

Depois que descobri que minha filha tinha APVL descobri que as alergias alimentares estão muito mais comuns do que imaginamos, segundo a primeira gastro que levei minha filha, hoje 1 em cada 20 crianças estão apresentando alergia a proteína do leite de vaca.

A primeira coisa que eu escuto quando conto para alguém o que ela tem é : "Mas você já viu que tem leite sem lactose?" Esta é a principal confusão que as pessoas fazem com o problema pois intolerância a lactose e alergia a proteína do leite de vaca são coisas bem diferentes. Lactose é o açúcar do leite , e muitas pessoas ( estima-se que 80% dos adultos tenham intolerância a lactose) tem dificuldade de digerir este açúcar e para estes casos leite e produtos sem lactose resolvem o problema. Alergia a proteína de leite de vaca é um pouco mais complicado porque mesmo leite sem lactose tem proteína do leite, e as pessoas que tem esta alergia podem desencadear processos alérgicos com quantidades minimas de proteína.

Pessoas com APVL não podem consumir outro leite de origem animal ( cabra) porque também tem proteína e são altamente alérgenos. A soja geralmente também não ajuda  muito porque 60% dos alérgicos a proteína de vaca são alérgicos a soja.

Quais os sintomas?

Diarreia, prisão de ventre, irritabilidade, refluxo, sangue nas fezes, vômitos, vermelhidão na pele, perda de peso,dermatite, assaduras, alergias de repetição (otite, rinite, conjuntivite) chiado, entre outros. A criança pode apresentar somente um dos sintomas.

Diagnóstico:

O diagnóstico é feito através de analise clinica, onde o médico analisa os sintomas. Existem exames que podem auxiliar mas a única forma de confirmar o diagnóstico é com a dieta de exclusão onde exclui-se todos os alimentos com leite, derivados, traços por no minimo 4 semanas para verificar melhora.

O que rolou por aqui:

Logo após o nascimento minha filha começou apresentar refluxo intenso, que nao melhorava de jeito nenhum nem com medicação, O pediatra dela na época não desconfiava do problema porque eu falei para ele que eu tomava leite sem lactose ( ele não sabia a diferença de APVL e intolerância a lactose, pasmem). Depois eu descobri que ela teve outros sintomas como conjuntivite alergia, rinite e cólicas.A coisa ficou feia mesmo quando ela começou a apresentar sangue nas fezes, aí é que o pediatra achou que realmente era APVL mas  me orientou de forma totalmente errada para fazer a dieta. Só quando levei minha pequena na gastro pediatra é que as coisas começaram a melhorar, depois descobri o site http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/ e alguns grupos de ajuda na internet e de lá pra cá as coisas melhoraram.
Demorou até que eu conseguisse entender o que era a dieta de exclusão e tudo que eu precisava fazer ( não comer fora por exemplo) para ter um controle total e sem furos. Não posso mentir, o começo é muito difícil mas aos poucos a gente vai se adequando. Depois de tirar o leite tiramos também o ovo, oleaginosas e camarão da minha dieta.

Hoje, 3 meses após iniciar a dieta , conseguimos chegar a um nível de estabilidade sem sangue nas fezes. Muita gente me diz que não consegue mas a gente consegue tudo pelo  bem dos nossos filhos. Claro, muitas pessoas deixam de amamentar mas a amamentação é fundamental para a melhora.

Este tema ainda renderá muitos posts ....Espero ter esclarecido um pouco do que é APVL.

Beijus



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Mães a Flor da Pele © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops