Escova Progressiva para grávidas?

Ola mamães como estão?

Hoje vou abordar no blog a respeito da escova progressiva para gestantes. Uma amiga indicou a escova Ponto 9 da marca Equalize que promete alisar o fio sem NENHUMA química, nem formol nem nada.


Fonte: Google imagens

A primeira coisa que eu penso quando vejo uma propaganda dizendo "alisa sem nenhuma química"  é, tá e qual é o milagre?

Não tem como um produto alisar o cabelo sem usar nenhuma química. Falo isto porque faço progressiva no meu cabelo ha nada mais nada menos do que 7 anos, seguidos. Antes qualquer coisa que surgia nova eu colocava no cabelo, depois comecei a ficar mais critica e parti para pesquisas. Quando fiz o curso de escova e passei a fazer nos outros, a pesquisa intensificou.

Eu não pretendo fazer escova progressiva no meu cabelo durante a gestação pelos motivos acima citados, mas eu resolvi pesquisar sobre o produto, pois caso eu volte a fazer progressiva seria uma ótima opção nas pessoas sensíveis.

Segundo o que diz no site : "É o primeiro tratamento que alisa os cabelos sem formol".

Pedi então para me enviarem o numero da Anvisa onde diz que este produto alisa o cabelo e pode ser usado para gestantes. Resultado? Não tem.

O que eles tem é um registo grau 1, que é o mesmo registro usado para shampoo e condicionador e eles NÃO SÃO TESTADOS PREVIAMENTE  ou seja, em nada garantem que pode ser usado em criança ou em gestante.

A empresa me enviou também um laudo técnico que afirma que o produto não tem formol e um manual com a composição do produto para levar ao médico.

Ainda no corpo do e-mail a técnica informou que o produto não contem química alisante mas o produto não garante o efeito liso.

"... portanto o cabelo fica um pouco mais liso se estiver com químicas anteriores onde a cadeia de queratina está mais quebrada. Se não usar a prancha e somente o produto, ele é uma hidratação para os fios."

Resumindo, este produto nada mais é do que uma cauterização com queratina para os cabelos e não pode ser classificada como escova progressiva. Não irá ( pelo menos se for o que eles estão falando) alisar o cabelo, mas vai agir nos cabelos com química e extremamente ressecados, diminuindo volume e frizz. Provavelmente ele seja pouco ou nada eficaz nos cabelos naturais e tratados.

Eu havia comentado no post sobre cuidados com os cabelos na gravidez que a cauterização é um tratamento permitido para gestantes, porém, se ele vier com a promessa de alisar o cabelo, cuidado. Se alisa, tem química. Pense nisto sempre.

Beijus,


2 comentários:

  1. Vale lembrar que a promessa das escovas progressivas não é o alisamento imediato dos fios, mas sim o alisamento progressivo, gradual, ou seja, quanto mais se realiza o procedimento mais resultado se vê, surgiu o conceito de alisamento imediato apartir do momento que se foi colocado formol na composição, as escova progressiva e derivada da escova italiana que contem um componente derivado do formol, o que levou algumas empresas a incluirem o formol em sua formula, o unico produto realmente capaz de alisamento imediato e a escova definitiva a base de amonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro, que formol, na quantidade permitida NÃO ALISA. Só serve como CONSERVANTE. Isso você pode conferir nas publicações técnicas da Anvisa. E não existe alisamento "gradativo" se não houver um componente alisante, que seja capaz de mudar a estrutura das pontes de enxofre do cabelo. E só existem DOIS agentes que fazem isso: hidróxidos (guanidina, sódio ou lítio) e tioglicolatos (etanolamina ou amônio). Fora isso, não existe uma progressiva capaz de ALISAR no sentido literal.
      O que o formol e o ácido glioxílico fazem é encapar os fios e "simular" uma estrutura de liso, pois impermeabilizam (quando usados em quantidades acima do recomendado). E os outros ácidos afinam demais a estrutura capilar, pois têm um pH muito baixo (de 2,5 a 3), o que, a longo prazo, pode danificar o cabelo de forma irreversível.

      Excluir

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Mães a Flor da Pele © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops